Diário de Bordo - Jonas

25/09/2006 – Travessia – Noronha!!!

Acordei com o pai dizendo: “- Jonas, vem ver Noronha!”. Levantei de um pulo e fui para o cockpit. Ao longe aparecia um pequeno vulto, que aumentava enquanto navegávamos, a seis nós e meio ou sete de velocidade. Era Fernando de Noronha!!!!! Dobramos a ponta da Sapata e fomos para a linha de chegada, passando pela baia do Sancho, baia dos Golfinhos e morro Dois Irmãos. Ancoramos junto com os outros barcos na baia de Santo Antonio. “Estamos no paraíso”, pensei. Estava certo. Há alguns anos eu jamais ia imaginar que chegaríamos aqui. E agora, cá estamos, nós e centenas de velejadores que vieram realizar esse sonho. Bati dezenas de fotos da maravilhosa ilha, mas não descemos em terra. Logo após a nossa chegada, o Cavalo Marinho ancorou e a Márcia nos convidou para almoçar a bordo. Topamos na hora! O almoço foi um enorme dourado pescado pelo tripulante Dudu. O peixe estava sensacional e brinquei muito com o Nick, o Jesse e o Riley. Nos despedimos e voltamos para o barco morrendo de sono.

26/09/2006 – Porto – Baia do Sancho

Descemos para terra logo cedo e esperamos o resto do pessoal chegar. Logo chegaram os amigos do Beduína, Cavalo Marinho e Tess e nós pegamos um ônibus para a baia do Sancho. Para chegar à baia, é preciso caminhar e descer uma escada de ferro pelo meio da rocha, mas vale totalmente a pena. É a praia mais bonita que eu já vi!!! Encontramos por lá o Denis (Salvador) e o casal do veleiro Aventureiro, que conhecemos em Recife e que correram a Refeno também. A água é simplesmente transparente e a praia é cercada de falésias. Os mabuyas (pequenos lagartos) pipocam por todo o lado. Bati belas fotos e fomos mergulhar. Debaixo da água o cenário é incrível: badejos enormes, centenas de sargentinhos, budiões azuis gigantes, corais, enfim, tudo o que se possa imaginar! Ainda vimos um budião verde umas três vezes maior do que os enormes badejos!!! Saímos da praia quase no fim da tarde, com muitas fotos e lembranças. À noite, fomos na premiação especial da Refeno. Foram entregues os prêmios de primeiro barco de cada estado, primeiro barco fabricado em série a chegar, o barco com a maior média de idade, tripulante mais velho, tripulantes mais novos (os vencedores deste foram: o Rafinha do Cavalo Marinho, a Ana, alemã do barco “Amigo” e a Marina do “Aventureiro”) e o troféu “tartaruga marinha” (penúltimo barco, porque se fosse o último os barcos iam competir para chegar em último, vencido pelo veleiro “Om”). A festa da premiação especial foi bem animada e eu voltei para o barco acabado.

27/09/2006 – Porto – Praia do Sueste

Acordamos para outro fantástico dia de passeio em Noronha! Descemos no porto e pegamos um ônibus para a praia do Sueste, dentro da pequena baia do Sueste. A praia é linda, com areia branca, água cristalina e uma maravilhosa paisagem!!! De quebra, o local é uma zona de alimentação de tartarugas marinhas, o que aumenta a chance de ter um bom mergulho. Apesar da baia estar voltada para as ondas e o vento do oceano atlântico, os vários recifes em sua entrada deixam a baia com águas totalmente paradas. Brincamos muito com o Nick, o Jesse, o Riley e a Talita. Não mergulhamos desta vez, mas mesmo assim me diverti muito! Voltamos ao porto, onde houve a premiação. O Tess pegou segundo lugar! A premiação foi super animada e o único problema foi o péssimo narrador que arranjaram. Fui dormir morrendo de sono.

28/09/2006 – Porto – Praia de Sueste – Forte do Boldró

Hoje fomos tentar ir na praia do Atalaia, considerada a mais bonita de Noronha. Porém, ao chegar na trilha de acesso à praia, na praia de Sueste, descobrimos o maior esquema de corrupção: para ir à praia você precisa entrar com seu carro na fila, dando os nomes de todos os passageiros à um fiscal do Ibama. Porém, os “buggueiros” (pessoas que alugam buggy’s em Noronha) colocam os carros na fila bem cedo e vendem vagas na fila por um preço exorbitante. O pior é que o fiscal deixa eles fazerem isso. Em suma, o que era para ser uma coisa controlada e de graça, vira uma coisa paga e corrupta. Tomara que façam alguma coisa a respeito, pois graças a isso nós não fomos na praia do Atalaia e tivemos de ficar na do Sueste mesmo. Fiquei muito bravo com isso, mas mesmo assim aproveitamos muito na praia do Sueste. Hoje é o último dia do Beduína e do Cavalo Marinho em Noronha. Aliás, a última manhã e tarde, pois eles saíram às cinco horas com a regata Noronha-Cabedelo. Assistimos a largada no lindo mirante do Boldró e eu bati várias fotos. À noite, dormi feito uma pedra.

29/09/2006 – Porto – Passeio por Noronha

Hoje nós alugamos um buggy para passear pela Ilha! Primeiro fomos para a ponta das Caracas, um lugar maravilhoso, com deck’s de rochas vulcânicas naturais e várias lajes onde as ondas arrebentam. É lindo!!! Depois fomos à praia do Leão, área de reprodução de tartarugas marinhas e um verdadeiro paraíso de águas claras e areia branca. A água era tão cristalina que o pai viu uma tartaruga do alto da falésia!!! Seguimos para a praia da Cacimba do Padre, bem em frente ao morro Dois Irmãos. A praia é realmente linda, só que estava com muitas ondas. Bati ótimas fotos e andamos até a pequena baia dos Porcos, com várias piscinas naturais e rochedos. Que paraíso!!! Voltamos ao buggy e fomos na praia do Bode, na qual não descemos. Logo após, fomos à praia do Americano, uma linda praia com rochedos nas duas pontas. Fomos novamente no Mirante do Boldró e almoçamos no Flamboyant. Tomamos banho de mar na praia do Cachorro, também muito bonita e vimos a bonita praia do Meio, entre a do Cachorro e a do Boldró. Por fim, fomos ao Forte Santo Antonio, enorme, onde apreciamos um fantástico pôr-do-sol, nosso último em Noronha.

30/09/2006 – Regata Noronha-Natal

Largamos para Natal bem cedo. Noronha fica em uma latitude menor do que Natal, então, tecnicamente, nós já estamos descendo a costa! Largamos em excelente posição, na frente até do único catamarã da prova! Andamos muito bem o dia todo, vendo Noronha por um bom tempo. Até um Trinidad 37 demorou horas para nos passar!!! Andamos a maior parte do tempo com a vela rizada, pois o vento e o mar estavam bastante fortes. É estranho pensar que já estamos voltando. Esses quase dez meses passaram feito um raio! Mudar de bordo, rever amigos, lugares e voltar para casa. Ilhabela, aí vamos nós!!! Com saudades, mas sem pressa.

01/10/2006 – Natal

Chegamos em Natal no começo da tarde. A entrada da barra é bem sinalizada e nós entramos facilmente. No Iate Clube, fomos super bem recebidos, com água de coco, caipirinha e muitos sorrisos. A simpática dna. Zuleide nos levou na escola estadual para justificar votos. Foi super rápido e logo nós voltamos ao clube, onde brincamos muito com o Jesse e o Riley, na ótima piscina do clube, que ainda tem três quadras de tênis, o melhor vestiário que já encontramos na viagem e um excelente restaurante. Jantamos com o pessoal do Tess no restaurante do clube, que é super bom, tomamos banho e dormimos.

02/10/2006 – Natal Iate Clube - Shopping

O passeio do dia foi ir ao shopping. Fomos para lá com uma van do clube, junto com o pessoal do Tess. O shopping é enorme e cheio de lojas. Nós passamos no Extra, Lojas Américas, livraria Siciliano e a melhor parte: praça de alimentação. Passamos o dia todo no shopping, comendo no ótimo restaurante self-service Sabor do Brasil. Voltamos para o clube à noite, tomamos banho e dormimos cansadíssimos.

03/10/2006 – Natal Iate Clube

Logo cedo, eu e a Carol fomos brincar no Tess!!! O Tess é enorme e super bem projetado, adorei o barco! Ficamos jogando Yu-Gi-Oh, um joguinho de cartas, e logo após fomos para o clube. Lá nós brincamos na piscina e conversamos bastante. Tentamos visitar um forte que é perto do clube, o Forte dos Reis Magos (também, aqui é sempre Natal, hehe), mas ele já estava fechado. À noite, jogamos mais Yu-Gi-Oh, tomamos banho e dormi.

04/10/2006 – Natal Iate Clube – Praia de Pirangi – Lagoa de Arituba – Ponta Negra

Tiramos o dia para passear de van com o pessoal do Tess! Nossa primeira parada foi no maior cajueiro do mundo, com 7.889 metros quadrados!!! O que permite o tamanho crescimento da árvore é uma anomalia genética: os galhos do cajueiro encostam no chão e criam raízes! Por esse motivo, os galhos do cajueiro crescem dois metros por ano!!! Depois fomos na praia de Pirangi, bem bonita, onde brincamos muito com o Jesse e o Riley de castelo de areia. Então fomos à lagoa do Arituba, onde ficamos um tempão brincando na água doce. Fomos também em Ponta Negra, um lugar maravilhoso, só que não ficamos muito tempo lá. De volta ao clube, tomei banho e dormi.

05/10/2006 – Natal Iate Clube - Centro

Hoje fiquei o dia todo fazendo diários atrasados. Só parei três vezes: a primeira foi para conhecer o fantástico Sadal-Suud, do casal de portugueses Marco e Margarida. Os dois são super simpáticos e o barco é sensacional! Ele é igual ao Suahili, barco no qual Robin-Knox Johnston realizou a primeira circunavegação em solitário sem escalas. Conhecemos também o labrador deles, o Faísca, super bonito. A segunda foi para descansar mesmo. Eu e a Carol vimos o memorial que há no clube, cheio de coisas interessantes. A terceira foi para jantar em um restaurante no centro. À noite, conversamos com o Marco e a Margarida no clube e dormimos.

06/10/2006 – Natal Iate Clube – Estaleiro do Zeca – Forte dos Reis Magos

Logo cedo fomos passear. Fomos no estaleiro do Zeca, um cara super simpático que conhecemos em Noronha e mora em Natal. Ele está construindo um enorme catamarã de 42 pés para levar suprimentos para o Atol das Rocas. O veleiro é super bem projetado e construído, com toda a cara de ser muito rápido. O estaleiro ainda não está totalmente pronto, por enquanto é só um galpão, mas logo deve estar cem por cento. Depois voltamos ao clube, onde comecei um barquinho com caixa de shampoo OX. Ele está ficando super legal! Depois fomos ao enorme e maravilhoso Forte dos Reis Magos. O forte é extremamente bonito, com dezenas de ótimos sistemas de segurança criados pelos portugueses, como um buraco no teto para despejar óleo fervente nos invasores. Isso é que é recepção “calorosa”! O forte tem paredes super espessas, de 14 metros de largura! Ainda tem passagens e cofres secretos, calabouços e tudo que se tem direito. Voltando ao clube, brincamos muito com o Jesse e o Riley na piscina e jogamos Yu-Gi-Oh. Depois jantamos e voltamos ao barco, onde acabei o meu barquinho e dormi.

07/10/2006 – Regata - Natal Iate Clube

Hoje fomos correr uma regata do Circuito Norte-Rio-Grandense de Vela Oceânica! Quem nos acompanhou foi o Rogério, um amigo que conhecemos no clube. O vento estava forte e o mar bem bravo. Largamos em último na nossa classe, mas logo na primeira bóia (era uma regata triangular com uma barla-sota no final) estávamos em primeiro no geral. Na terceira bóia fomos ultrapassados, mas logo estávamos em primeiro de novo e... droga! Nossa vela descosturou novamente! Desistimos da regata e voltamos ao clube. Passei a tarde toda brincando na piscina com meu barquinho e o pai ficou conversando com os amigos do clube. O barquinho se portou bem, mas precisa de algumas melhorias. Brincamos muito com o Jesse e com o Riley na piscina e à noite, ficamos conversando com o Marco e a Margarida. Melhorei o meu barquinho, que batizei de “ÔXente”, e testei-o. Está bem mais rápido, com mais estabilidade e ângulo de orça! Depois fui dormir exausto.

08/10/2006 – Natal Iate Clube

Hoje brinquei muito com o ÔXente na piscina. O dia estava lindo e o clube apinhado de gente para a premiação das regatas. Havia um grande buffet de churrasco e outras comidas, que estava ótimo! Havia feijão verde, macaxeira, batata, vinagrete, arroz e farofa, além da carne do churrasco. Fiquei na piscina o dia quase todo e me diverti muito. Na hora da premiação o Tess ganhou: fita azul, primeiro lugar na Noronha-Natal na RGS A, primeira mulher a cruzar a linha de chegada (Ângela) e tripulante mais jovem (Riley). Nós ganhamos o primeiro lugar da Noronha-Natal na RGS B e terceiro no Circuito Norte-Rio-Grandense de Vela na RGS D! Mais tarde, brinquei de Marco Pólo, Policia e Ladrão e outros jogos, com as crianças do clube. No barco, dormi feito uma pedra.

09/10/2006 – Natal Iate Clube – Redinha - Shopping

Hoje fomos passear no bairro da Redinha, do outro lado do rio. O bairro é bem simples e tem duas praias, uma no rio e outra voltada para o mar. A praia voltada para o mar é mais bonita e tem vários quiosques. Comemos a tradicional tapioca com “ginga” (manjuba) e macaxeira frita, depois passeamos no quebra-mar e voltamos para a cidade. Fomos ao shopping, onde passamos em livrarias, lojas de brinquedo, restaurante e outros. Tentamos assistir um filme, mas não havia nada interessante. Quando fomos ao Extra fazer compras, peguei uma Coca-Cola e adivinha o que estava escrito na tampa? “Vale uma Coca-Cola Light 600 ml”. Já é a segunda vez seguida que isso acontece! Isso é que é sorte!!! De volta ao clube, tomei banho e dormi.